sábado, 24 de maio de 2014

Brucelose e Disenteria bacteriana- Thamiris, 30

Brucelose


O que é brucelose?
A brucelose é uma doença crônica espalhada por todas as partes do mundo, causada por bactérias do gênero Brucella, cujas espécies principais, com transmissão ao homem, são a Brucella melitensis, encontrada em cabras, ovelhas e camelos; a Brucella abortus de bovinos, a Brucella suis, de suínos, a Brucella ovis de ovelhas e a Brucella canis, de cães. Todas elas são capazes de transmitir a doença ao homem. A via comum de transmissão se dá pelo contato direto com animais infectados ou pelo consumo de leite não pasteurizado e seus derivados. Esses cocobacilos têm predileção pelo trato reprodutivo, articulações e sistema retículo-endotelial.

Quais são as causas da brucelose?


As bactérias da brucelose são transmitidas para o homem através de contato direto com os animais ou quando há ingestão de leite não pasteurizado ou seus derivados, carne mal passada ou seus subprodutos. As bactérias da brucelose podem ser aspiradas ou penetrar no organismo através de feridas; quando ingeridas, invadem a mucosa intestinal. O período de incubação é de uma semana a um mês. É possível a transmissão direta da enfermidade da mãe para o feto. Em razão das formas possíveis de transmissão, aqueles que trabalham com o manejo de animais ou em abatedouros têm risco maior de contrair a infecção.


Quais são os sinais e os sintomas da brucelose?

Uma vez no interior do corpo humano, as bactérias causadoras da brucelose são transportadas para tecidos linfoides do organismo (gânglios linfáticos, baço, fígado, medula óssea, etc). Geralmente os sintomas da brucelose são irregulares e moderados e podem levar o indivíduo afetado a ignorá-la. Alguns deles podem ser confundidos com os de uma gripe comum. Os mais proeminentes são:

● Febre
● Sudorese noturna
● Calafrios
● Tremores
● Fraqueza
● Cansaço
● Inapetência
● Perda de peso
● Dor de cabeça, no abdômen e nas costas

● Pressão baixa

Apesar da resposta imunitária, as bactérias da brucelose escapam e provocam ataques agudos, caracterizados por febre, suores e calafrios. A doença pode ou não se resolver graças à ação do sistema imunitário, mas o processo de resolução pode demorar meses ou anos e pode mesmo nem ocorrer. Apesar de não ser agudamente mortal, em longo prazo a infecção diminui em muito a esperança de vida, produz sintomas crônicos (depressão, anorexia, dores de cabeça e dores musculares), problemas visuais e pode levar a complicações de diversas naturezas.

Como se trata a brucelose?

Uma vez diagnosticada a brucelose, o tratamento é feito por meio de antibióticos apropriados, durante um mês a um mês e meio. Em caso de recidivas, o tratamento deve ser repetido, porque em geral ela não se deve à resistência aos antibióticos e sim à preservação dos agentes infecciosos por algum órgão que não permitiu a ação da medicação.

Como prevenir a brucelose?

A melhor maneira de prevenir a brucelose é a erradicação da bactéria nos animais. Outros cuidados são com a higiene pessoal, com os utensílios de trabalho, com o preparo e escolha dos alimentos, principalmente da carne e subprodutos e do leite. E também proceder à pasteurização do leite, que destrói as bactérias.

Disenteria Bacteriana

O que é?
A disenteria bacteriana é uma infecção bacteriana do revestimento dos intestinos.

Causas
 É causada por um grupo de bactérias chamadas de Shigella. Existem vários tipos de Shigella, como:

Shigella sonnei, também chamado "grupo D" A shigellaé responsável pela maior parte dos casos de shigelose nos Estados Unidos.
A shigella flexneriou Shigella Shigellado "grupo B" causa quase todos os outros casos.
A shigella dysenteriae tipo 1 é raro nos EUA, mas pode levar a epidemias mortais em países em desenvolvimento.

As pessoas infectadas com a bactéria a liberam nas fezes. A bactéria pode se espalhar de uma pessoa infectada contaminando a água ou alimento ou contaminando diretamente outra pessoa. A entrada de apenas um pouco da bactéria Shigella na sua boca é suficiente para causar os sintomas. Epidemias de shigelose estão associadas ao saneamento deficiente, água e alimentos contaminados e condições de vida em aglomerações. A shigelose é comum entre viajantes em países em desenvolvimento e trabalhadores ou residentes de campos de refugiados. A condição é vista muito comumente em creches e locais de vida em grupo.


Sintomas

Os sintomas geralmente se desenvolvem cerca de 1 a 7 dias (média de 3 dias) após o contato com a bactéria.

Os sintomas incluem:

● Dor abdominal aguda (repentina) ou cólicas
● Febre aguda (repentina)
● Sangue, muco ou pus nas fezes
● Dor retal com cólicas (tenesmo)
● Náusea e Vômitos
● Diarreia aquosa

Tratamento

O objetivo do tratamento é repor líquidos e eletrólitos (sal e minerais) perdidos na diarreia. Medicamentos que interrompem a diarreia geralmente não são dados porque fazem com que a infecção leve mais tempo para desaparecer.
Antibióticos podem ajudar a diminuir a duração da doença e ajudam a evitar que se espalhe para os outros do grupo ou da creche. Também podem ser prescritos para pacientes com sintomas graves. Os antibióticos usados com frequência incluem sulfametoxazola e trimetoprim (Bactrim), ampicilina, ciprofloxacino (Cipro), ou azitromicina.

Prevenção

A prevenção envolve manipulação, armazenagem e preparo adequado de alimentos, além de boa limpeza. Lavar as mãos é a medida preventiva mais eficiente. Evite alimentos e água contaminados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário